Buscar
  • Henrique Alen Puppi

Qual lente eu preciso? Um guia para comprar sua próxima lente de câmera DSLR


Apesar de comprarmos câmeras que foram projetadas especificamente para tirar e usar lentes diferentes,existe um grande número de fotógrafos usam a lente do kit por um bom tempo. Mas não é tão surpreendente assim, escolher a próxima lente certa pode ser assustador.

As lentes são indiscutivelmente a parte mais importante da configuração de sua câmera,com a lente certa você pode chegar a resultados incríveis .
Elas controlam a imagem projetada em seu sensor de imagem. Mas saber a importância do bom copo de uma câmera é uma coisa, outra é saber que lente lhe dará a liberdade criativa de capturar as fotos que você deseja obter.
Qual lente devo comprar em seguida?


Se atualmente você só tem a lente do kit com a qual sua câmera veio, a resposta curta para essa pergunta é, assim que você tiver o dinheiro disponível, você deve sair e obter uma lente prime normal rápida ou um zoom telefoto. A resposta mais longa e ponderada é que você precisa pensar sobre o tipo de foto que você tira atualmente.
Você precisa entender como diferentes lentes podem melhorar suas fotos atuais e permitir que você tire fotos que você não pode.

Entendendo as Numerações da Lente

A coleção de letras e números quase ao longo do cano pode dizer-lhe todo o tipo de informação sobre uma lente. Mas os detalhes que você provavelmente deve prestar mais atenção são aqueles que detalham a distância focal, abertura máxima, montagem da lente e tipo de formato.

Comprimento focal
A distância focal é expressa em mm e um número maior significa um zoom maior, enquanto um número menor significa que a lente pode ser usada para fotos mais amplas. Como uma referência aproximada, o olho humano vê o equivalente a 30-50 mm. Um número menor que 30-50 mm terá uma visão maior do que você vê naturalmente, enquanto números mais altos significam que o foco estará em um aspecto menor da sua visualização.
Se a lente tiver um alcance de distância focal com dois números (por exemplo, 24-80 mm), isso significa que é uma lente de zoom e é capaz de aplicar zoom e ser usada em qualquer ponto desse intervalo. No entanto, se houver um único número de distância focal (50 mm, por exemplo), ele é uma lente principal, portanto, a visualização mais ou menos exigirá que você se aproxime ou se afaste do objeto. Tradicionalmente, os primos foram considerados opticamente superiores aos zooms, porque os trade-offs precisam ser feitos ao produzir lentes de zoom. Mas isso não quer dizer que alguns zooms não são melhores do que algumas lentes primárias.

Para tornar a compreensão da distância focal mais difícil, a mesma lente de distância focal dá visões diferentes em câmeras com vários tamanhos de sensor, devido ao fator de corte (o sensor ocupa apenas parte da imagem projetada). Como resultado, muitos fabricantes fornecem um formato equivalente a 35 mm em lentes projetadas para câmeras com sensores menores e, neste artigo, as descrições são baseadas no formato de 35 mm. Portanto, se sua câmera tiver um sensor menor, você precisará considerar isso ao decidir qual lente é necessária.

Se você estiver usando uma câmera full frame não é necessário nenhum cálculo, uma lente lhe dará o campo de visão que você esperaria de seu número. Se a sua câmera tiver um sensor APS-C (Nikon DX DSLRs, Sony NEX ...), ela terá um fator de corte de 1,5, o que significa multiplicar o comprimento focal da lente por 1,5 para obter a distância focal equivalente a 35 mm. Para as câmeras Canon APS-C esse número é 1.6, para as câmeras Micro Quatro Terços é 2.0 e para a série Nikon 1 é 2.7.
Isso significa que uma lente de 35 mm daria um campo de visão equivalente a 56 mm em uma câmera APS-C como uma Canon 70D e equivalente a 70 mm em uma câmera Micro Four Thirds como a Olympus OM-D E-M1. Em uma Nikon 1, ela funcionaria como uma lente de 95 mm em uma câmera full frame.
Abertura
A Abertura Máxima é mostrada de várias maneiras, mas seja f / 2.8 F2.8 ou 1: 2.8, tudo significa a mesma coisa e se refere à quantidade máxima de luz que a lente pode coletar. Lentes com aberturas máximas são capazes de coletar mais luz.

Como uma lente F1.8 é capaz de captar mais luz do que uma lente F4, isso significa que ela pode ser usada em situações de pouca luz sem ter que usar um flash, e é capaz de produzir uma profundidade de campo menor como mostrado abaixo.

Algumas lentes de zoom têm uma abertura máxima variável, o que significa que ela muda dependendo da distância focal. Portanto, enquanto uma lente F3.5-5.6 de 18-200 mm teria uma abertura máxima de F3.5 a 18 mm, seria F5.6 quando você aumentasse para 200 mm.



Diferentes tipos de lentes

As lentes são geralmente categorizadas por sua faixa focal ou função específica, se forem lentes especializadas. Abaixo, examinamos alguns dos tipos mais comuns de lentes.


GRANDE ANGULAR

Características da imagem: Devido ao amplo campo de visão, as fotos com lentes grande angulares geralmente apresentam uma grande profundidade de campo. Usos típicos incluem paisagem, arquitetura e fotografia de interiores.


Telefoto

O que são: As lentes telefoto são aquelas com distância focal superior a 70 mm, embora muitas pessoas argumentam que as lentes telefoto "verdadeiras" são aquelas que excedem 135 mm. Eles se concentram em um campo de visão muito mais estreito do que outras lentes, o que significa que são bons para se concentrar em detalhes específicos ou assuntos distantes.

Eles são geralmente maiores e mais pesadas ​​do que lentes mais largas igualmente especificadas.
Eles também podem ter o efeito de comprimir a sensação de distância em uma cena e fazer com que os objetos pareçam mais próximos. Uma profundidade de campo estreita significa que um assunto pode estar em foco com um fundo e um primeiro plano desfocados.

Além de ser usada para fotografar assuntos que você não pode (ou não quer) se aproximar - como esportes ou vida selvagem - as lentes telefoto podem ser usadas para fotografar retratos e até mesmo paisagens onde sua normalização de tamanho relativo pode ser usada para dar uma sensação de estética diferente no retrato

Superzoom

O que são : As Superzooms são lentes que fazem tudo que cobrem distâncias focais de ampla a telefoto .Podem ser bons para usos em situações em que você não pode ou não quer mudar de lentes e eles normalmente mudam de tamanho à medida que você amplia.

Tiveram que ser feitas como uma lente do tipo faz-tudo, os superzooms não têm a mesma qualidade de imagem de lentes mais dedicadas e geralmente têm aberturas máximas mais lentas e variáveis.

Para que eles são usados: Oferecendo um pacote de uma lente, os superzooms se encaixam se você não puder (ou não quiser) trocar de lentes. Isso pode acontecer em situações em que não seria seguro trocar de lentes ou quando estiver viajando - você não necessariamente quer ser sobrecarregado com cinco lentes.


Macro
O que são : Uma das lentes mais especializadas, as lentes macro são tecnicamente aquelas que são capazes de proporções e reprodução maiores que 1: 1. No entanto, o termo é freqüentemente usado para se referir a qualquer lente que possa ser usada para fotografia em close-up extremo. As lentes macro normalmente possuem comprimentos focais entre 40 e 200 mm.

Características da imagem: As lentes macro normalmente têm excelente nitidez de imagem, embora seja interessante notar que, quando se trabalha a longas distâncias, elas também têm uma minúscula profundidade de campo. Muitas vezes você pode acabar fazendo uma foto de um inseto, onde apenas uma fração dele está em foco.

Normalmente usado para fotografia em close-up, as lentes macro também podem ser ótimas para retratos graças à sua nitidez típica e as distâncias focais.



Há uma série de outros recursos que você pode querer pensar sobre sua próxima lente. A estabilização de imagem permite o uso de velocidades no obturador mais lentas sem sofrer tremido de câmera (embora algumas marcas incorporem isso em corpos de câmeras em vez de lentes). A estabilização também é muito útil se você está gravando vídeos.

Outras considerações incluem o uso de elementos de lente especiais e revestimentos que podem melhorar a nitidez e reduzir problemas de imagem, como a aberração cromática.

Também vale a pena pensar se você se beneficiaria de um número maior de lâminas de abertura, o que pode proporcionar fotos mais agradável, e se você precisa de lentes com motores de foco interno ou, na verdade, apenas foco manual.


Eu quero uma lente para todo o dia / viagem


Quando você está de férias ou viajando, você provavelmente não vai querer levar várias lentes ea câmeras com você - a menos que você seja o mais dedicado dos fotógrafos. Geralmente é o mesmo se você está tentando aproveitar um dia com a família e não quer passar o dia todo trocando lentes. Para os fotógrafos, pode ser algo como a Panasonic Lumix G Vario 14-140 mm f / 3.5-5.6 , ou a AF-S DX NIKKOR 18-200 mm f / 3.5-5.6G ED VR II.

Eu quero fazer fotografia de rua


A fotografia de rua pode ser feita com praticamente com qualquer lente, embora uma F2.8 de 300 mm seja perfeita . No entanto, um intervalo focal de cerca de 35-50 mm é frequentemente visto como o ideal para capturar o momento em áreas urbanas.

A menos que você queira que todos os seus assuntos olhem diretamente para a câmera, você provavelmente será melhor servido por algo discreto. Também é importante que as lentes de fotografia de rua tenham uma abertura máxima rápida para situações de pouca luz.

Isso significa que algo como a Lente Fuji XF 23 mm f1.4 R seria uma ótima seleção. Ou Sigma 35 mm F1.4 DG HSM também foi muito bem recebido por muitos shooters de rua.


Eu quero tirar fotografias de paisagens


Embora as lentes do kit que vêm com a maioria das câmeras sejam surpreendentemente boas na extremidade grande angular, você pode descobrir que elas não chegam ao ponto de serem suficientes para algumas das imagens de paisagem que você tenta tirar.

Então, a menos que você seja capaz de continuar se movendo para trás, você precisará de uma nova lente.

A distância focal é a chave aqui, e você só terá algumas paisagens se tiver uma lente ultra grande angular. Você poderia optar por zoom, mas a maioria das pessoas nessa situação provavelmente será mais bem servida por um zoom. Uma objectiva como a NIKKOR AF-S DX 10-24 mm f / 3.5-4.5G ED pode ser boa para os fotógrafos Nikon APS-C, enquanto a Olympus 9-18 mm f / 4-5.6 ZUIKO faria o trabalho lindo.



Eu quero uma lente que me faça melhorar como fotógrafo

Depois de um tempo, você pode descobrir que simplesmente superou sua lente do kit. De repente, você descobre que está sufocando suas ambições criativas e impedindo que você tire as fotos que deseja, mesmo que estejam dentro do alcance e de sua distância focal.

Este é o momento ideal para obter uma lente rápido, e a boa notícia é que você não precisa gastar uma fortuna para fazer isso. Obter algo como uma Nikon AF-S DX NIKKOR 35 mm f / 1.8G ou a Sony E 50 mm f / 1.8 OSS significará que você pode brincar com profundidades de campo mais rasas e fotografar naturalmente em condições que exigiriam um flash .


Espero que você tenha gostado, compartilhe com seus amigos e Vamos Juntos !! AUTOR : HENRIQUE PUPPI




HENRIQUE PUPPI Me tornar um fotógrafo de moda parecia ser um sonho distante. Folheando revistas de moda e observando como eram feitas todas as composições, estéticas e as histórias que elas transmitiam. Fotógrafo profissional há 3 anos. É empreendedor e apaixonado pelo que faz. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo