Buscar
  • Henrique Alen Puppi

OS SMARTPHONES ESTÃO MATANDO FOTOGRAFIA?



Houve momentos em que a fotografia não era facilmente acessível ao público em geral. Com os avanços da tecnologia móvel, todo mundo tem uma câmera no bolso. Quase todo mundo é um "fotógrafo". O renomado diretor de cinema e fotógrafo Wim Wenders compartilha seus pensamentos em uma entrevista para #forbes, sobre a fotografia estar morta - e que os telefones celulares são os culpados.




“Eu acredito que todo mundo é fotógrafo. Estamos todos tirando bilhões de fotos, então a fotografia está mais viva do que nunca e, ao mesmo tempo, está mais morta do que nunca ”. Wim Wenders
Wenders acredita que o principal problema com as fotografias tiradas com um smartphone é que ninguém se preocupa em dar uma olhada nelas - incluindo a pessoa que as produz. E praticamente ninguém se incomoda em fazer foto impressa. A vida da foto é muito curta nos dias de hoje. Wenders, por outro lado, adora tirar fotos com Polaroid, que ele diz serem o oposto do que são as fotos dos smartphones.

Alguns podem argumentar que a fotografia de smartphone é criativa, graças a todos os filtros que fazem uma fotografia bonita. Mas Wenders acredita que quanto menos você tem, mais criativo você tende a ficar, e que dar tapas nos filtros não é necessariamente um sinal de criatividade.


Selfies? Para Wenders comparar o ato de tirar selfie nao é um tipo de fotografia, e sim olhar para um espelho
Para Wenders, a fotografia é um testemunho mais verdadeiro do mundo do que a pintura. Mas graças a todos os aplicativos que estão disponíveis hoje, a maioria das fotos não são mais verdadeiras. As pessoas olham para fotografias e pensam que foram manipuladas de alguma forma.
“Estou em busca de uma nova palavra para isso. Nova atividade que se parece tanto com a fotografia, mas não é mais a fotografia. Por favor, deixe-me saber se você tem uma palavra para isso." Wim Wenders

Com todas as suas declarações, a mensagem que Wenders está tentando enviar é que a fotografia não é tão simples quanto tirar uma foto, usar alguns filtros embutidos e postá-la nas mídias sociais. Ele definitivamente não está tentando bater os talentos genuínos que tomaram imagens extraordinárias usando um smartphone, no entanto. O que você acha? A fotografia de smartphone realmente está matando a criatividade por trás da fotografia?

Espero que você tenha gostado, compartilhe com seus amigos e Vamos Juntos !! AUTOR : HENRIQUE PUPPI





HENRIQUE PUPPI Me tornar um fotógrafo de moda parecia ser um sonho distante. Folheando revistas de moda e observando como eram feitas todas as composições, estéticas e as histórias que elas transmitiam. Fotógrafo profissional há 3 anos. É empreendedor e apaixonado pelo que faz. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo