Buscar
  • Henrique Alen Puppi

Como entender a temperatura de cor


A temperatura da cor é uma maneira de descrever a aparência fornecida por uma fonte de luz. É medido em graus de Kelvin (K) em uma escala de 1.000 a 10.000.

EXEMPLO DE TEMPERATURA :
(6500K)

FOTO : HENRIQUE PUPPI



Quando falamos de cores, é preciso distinguir entre a cor-luz e a cor-pigmento. A cor-luz ou cor-energia é toda cor formada pela emissão direta de luz. Já a cor-pigmento é a cor refletida por um objeto, isto é, a cor que o olho humano percebe


Normalmente, as temperaturas de Kelvin em lugares comerciais, residenciais e as luzes das ruas , estão em uma escala de 2000K a 6500K. A temperatura de cor em uma lâmpada nos permite saber qual será a aparência e a sensação da luz produzida



EXEMPLO DE TEMPERATURA :
(2500K)

FOTO : HENRIQUE PUPPI



O CCT ou CORRELAÇÃO DE TEMPERATURA DE COR é utilizada para determinar a cor das fontes de luz que estão próximas do branco. Eles são medidos na unidade Kelvin (K) também e as fontes de luzes estão disponíveis no mercado entre 1800K até 6500K.



Por exemplo, se você aquecer um objeto de metal, ele irá brilhar. Dependendo da temperatura em que o objeto de metal está sendo aquecido, o brilho será de várias cores, como laranja, amarelo ou azul. A temperatura de cor das (lâmpadas) destina-se a replicar a temperatura de Kelvin do objeto de metal. Qual a temperatura de cor certa para mim?

Entender a temperatura Kelvin (K) torna mais fácil a escolha da iluminação na hora do click.



EXEMPLO DE TEMPERATURA :
(4500K)

FOTO : HENRIQUE PUPPI


COMPREENDENDO A TEMPERATURA DA COR EM ILUMINAÇÃO.

O CCT ou CORRELAÇÃO DE TEMPERATURA DE COR é utilizada para determinar a cor das fontes de luz que estão próximas do branco. Eles são medidos na unidade Kelvin (K) e as fontes de luz estão disponíveis no mercado entre 1800K todo o caminho até 6500K.


Uma fonte de luz de 1800K é muito quente, ou laranja / amarelo. Eles são normalmente utilizados em ambientes onde uma sensação tênue íntima é desejada. Na outra extremidade do espectro, uma fonte de 6500K é muito fria ou azul. Eles são normalmente utilizados em ambientes como um hospital ou uma escola onde a sutileza no visual é importante.



As fontes incandescentes estão na parte mais quente do espectro e têm um tom ligeiramente amarelado. Estes geralmente caem em torno de 2700K. As Halogenas ainda são consideradas quentes, mas eles têm um pouco menos de CCT quente, mais perto de 3000K. Estas fontes são os mais comuns em casas, lojas, hotéis, e configuração de museus. A maioria das pessoas consideram que as faixas mais quentes da iluminação são as mais reconfortantes e calmantes.

EXEMPLO DE TEMPERATURA :
(3000K)

FOTO : HENRIQUE PUPPI



Um aspecto único das lâmpadas incandescentes e halogenas é que quando elas são atenuadas, a temperatura de cor diminui, transformando de amarelo para âmbar e laranja. Muitas vezes em restaurantes suas fontes incandescentes são atenuadas quando entrar a noite, deixando apenas um brilho de laranja quente. Fontes não-incandescentes geralmente ficam na mesma tonalidade quando atenuadas.


As fontes fluorescentes estão disponíveis numa grande variedade de temperaturas de cor. Isso ocorre porque, sem o fósforo, as fluorescentes só produzem luz ultravioleta que os nossos olhos não conseguem detectar. Quando tem Fósforo em quantidades diferentes eles produzem cores diferentes. As fluorescentes têm sido frequentemente usadas em áreas onde as luzes estão acesas durante um longo período de tempo, porque eles são mais eficientes do que lâmpadas incandescentes. Edifícios de escritórios, escolas, hospitais usam frequentemente fluorescentes.

EXEMPLO DE TEMPERATURA :
mistura de CCT (1800K) x (8000K)

Os LEDs também estão disponíveis em todas as temperaturas de cor. Há réplicas de lâmpadas incandescência de carbono com temperaturas de cor tão baixas como 1800K, outras lâmpadas fluorescentes que são tão frias quanto 6500K e muitas outras fontes com muitas K no meio. Os LEDs estão rapidamente substituindo todos os tipos de iluminação, porque eles são extremamente eficientes, têm uma duração muito longa, e pode produzir uma grande quantidade de luz a partir de uma pequena fonte,são econômicas . As lâmpadas de LED podem ser encontradas em quase todas as partes nos dias de hoje.





Espero que você tenha gostado, compartilhe com seus amigos e Vamos Juntos !!

AUTOR : HENRIQUE PUPPI



HENRIQUE PUPPI Me tornar um fotógrafo de moda parecia ser um sonho distante. Folheando revistas de moda e observando como eram feitas todas as composições, estéticas e as histórias que elas transmitiam. Fotógrafo profissional há 3 anos. É empreendedor e apaixonado pelo que faz. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo